Censo Escolar 29 de Novembro de 2009

Sai resultado do Censo Escolar 2009

Há, no Brasil, 52.580.452 estudantes na Educação Básica, que compreende a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (1º a 9º ano ou 1ª a 8ª série), o Ensino Médio, a Educação Profissional, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (nas etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os dados foram apurados pelo Censo Escolar da Educação Básica que, anualmente coleta dados de todas as escolas brasileiras e traça, com isso, um retrato fiel da realidade educacional brasileira. Há um total de 197.468 escolas.

O Censo Escolar da Educação Básica começou a passar por transformações em 2007, quando foi implantado o Educacenso, sistema eletrônico de coleta de dados. Com o novo sistema, a informação foi individualizada – já que as escolas têm que preencher um cadastro para cada aluno, professor, turma e um geral para a escola. O grau de detalhamento permite a elaboração de políticas eficientes de médio e longo prazo com o objetivo de se otimizar o sistema educacional. Os dados divulgados agora pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –, autarquia responsável pelas estatísticas educacionais, se referem a número de matrículas e infra-estrutura. Os dados estão detalhados por unidade da federação, categoria administrativa, localização geográfica e etapa de ensino.

Em termos de matrícula global, o que se percebe, com relação ao ano passado, é uma ligeira queda, de 1,2% com relação ao censo anterior, confirmando a estabilidade já apresentada há alguns anos. Na Educação Infantil houve ligeiro aumento, de 0,6% - puxado pelo grande aumento no número de matrículas educacionais em creches, que foi de 8,3%. Já a pré-escola apresentou queda de dois pontos percentuais, resultado do aumento das escolas que aderiram à Educação Fundamental de nove anos. Esta etapa, por sua vez, apresentou os mesmos índices percentuais de redução de matrículas com relação a 2008: 1,2%, índice que cai para 0,3% no que se refere ao Ensino Médio.

A grande alta apresentada se refere à Educação Profissional, que foi de 8,3% em um ano.

Etapa / Modalidade

Estabelecimentos e Matrículas da Educação Básica / Ano

2008

2009

Diferença 2008-2009

Variação 2008-2009

Escolas

Matrículas

Escolas

Matriculas

Escolas

Matrículas

Escolas

Matrículas

Educação Básica

199.761

53.232.868

197.468

52.580.452

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ed. Profissional

Educação Especial

EJA

Ens. Fundamental

Ensino Médio

Dependência Administrativa

Do total de matriculados, 45.270.710 estão em escolas públicas (86,1%) e 7.309.742 estudam em escolas da rede privada (13,9%). As redes municipais são responsáveis por 24.315.309 matrículas (46,2% do total).

Há um crescimento acentuado das matrículas na rede federal em quase todas as etapas e modalidades (exceto no ensino fundamental e da educação especial).

Amplia-se o atendimento da rede privada na oferta de Creches (5,8%) e de Educação Profissional (10,7%);

Etapa / Modalidade

Matrículas na Educação Básica

Dependência Administrativa

Federal

Estadual

Municipal

Privada

2008

2009

D

2008

2009

D

2008

2009

D

2008

2009

D

Educação Básica

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Ens. Fundamental

Ensino Médio

Ed. Profissional

Ed. Especial

EJA

Ensino Fundamental

Ensino Médio

As principais mudanças podem ser verificadas no que se refere à localidade geográfica, pois as matrículas na zona rural aumentam nos segmentos creche (5,7%), ensino médio regular (9,4%) e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (7,3%);

Etapa / Modalidade

Matrículas na Educação Básica

Urbana

Rural

2008

2009

D

2008

2009

D

Educação Básica

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Educação Profissional

Educação Especial

EJA

Ensino Fundamental

Ensino Médio

 

 

 

Veja mais

- Relatório Técnico
- Tabelas Brasil, regiões e estados
- Consulta a matrícula por município
- Apresentação em power point

* Com alterações às 15h54 de 8/04/2010.

Assessoria de Imprensa do Inep