Censo Escolar Censo da educação superior 02 de Fevereiro de 2010

Representantes de IES conhecem sistema de migração de dados para Censo da Educação Superior

Representantes de 390 instituições de ensino superior (IES) estão participando de oficina de trabalho para se familiarizar com os procedimentos de importação dos dados de seus sistemas próprios para o sistema de coleta do Censo da Educação Superior. Essas oficinas estão sendo realizadas no auditório do Inep. Houve um primeiro ciclo de treinamento, de 18 a 22 de janeiro, e agora, de 1º a 5 de fevereiro, está ocorrendo o segundo ciclo. A cada dia, cerca de 80 representantes de IES que optaram por transferir dados de seu sistema são treinados por técnicos do Inep.

Este ano o Censo da Educação Superior está passando por grandes mudanças. As informações solicitadas são individualizadas por docente, aluno e instituição. Houve profunda transformação também na forma como é realizada a coleta de informações que, agora, é feita diretamente na Internet, por meio de um sistema, auto-explicativo, desenvolvido para esse fim.

No entanto, algumas instituições optaram por transferir as informações que têm em seus cadastros para o sistema do Censo – ao invés de lançar os dados individualmente. É para mostrar como fazer essa transferência de dados que a Diretoria de Estudos Estatísticos (DEED) do Inep está promovendo as oficinas de trabalho.

Os dados que estão sendo coletados se referem à realidade de 2009. Ou seja, as instituições deverão informar a situação daquele momento, e não a atual. As informações ao Censo da Educação Superior 2009 deverão ser prestadas no período de 18/01/2010 a 05/04/2010.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC