Saeb 31 de Maio de 2004

Professores do Amazonas são capacitados para produção de itens do Saeb

 

Professores da rede estadual do Estado do Amazonas participam, a partir de amanhã, 1° de junho, de mais uma etapa do programa de capacitação de professores visando criar grupos de elaboradores de itens de provas para avaliação de competências e habilidades em Matemática e Língua Portuguesa. O trabalho, que reunirá 120 docentes até a próxima sexta-feira, 4, será realizado no Centro de Treinamento Padre José Anchieta, em Manaus (AM). A secretária de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, Vera Lúcia Marques Edwards, participará da abertura dos trabalhos.

Técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) mostrarão aos participantes como funciona o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e capacitá-los para a construção de questões para os testes de verificação do desempenho escolar que irão compor o banco de itens do Instituto. As questões também poderão ser utilizadas pelos sistemas de avaliação dos Estados e municípios.

O programa de capacitação para a elaboração de itens começou em outubro de 2003, tendo sido já realizadas quatorze oficinas. A próxima acontece em Maceió (AL), de 14 a 17 de junho.

Divulgação do Saeb 2003 - Em fase de tabulação e análise, os resultados do Saeb de 2003 serão divulgados este mês. Participaram dos testes 300 mil alunos matriculados na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das redes estaduais municipais e particulares de ensino. Os resultados apresentam os estágios de desempenho (muito crítico, crítico, intermediário, adequado e avançado) e a média de proficiência, que varia de 125 a 425.

O Saeb, aplicado a cada dois anos, foi realizado por amostragem em novembro do ano passado e revela a qualidade da educação no País por região, unidade da Federação, região metropolitana e dos conjuntos de municípios com mais e com menos de 200 mil habitantes em cada Estado. Os resultados de 2001 mostraram que 59% dos estudantes da 4ª série apresentam graves dificuldades em leitura. Em 2004, a avaliação passa a ser anual e será aplicada, em novembro, em todas as escolas de ensino fundamental.

Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, a ampliação do Saeb será feita em regime de colaboração com Estados e municípios. "A sociedade brasileira poderá avançar muito, não só por contar com um diagnóstico mais preciso da educação, mas porque terá à sua disposição um instrumento de gestão pela qualidade", afirma.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/ /9563/ /8037