Saeb 18 de Junho de 2004

Saeb: Secretários de Educação elogiam iniciativa do Inep

 


A iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) de apresentar os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 aos secretários de educação dos Estados antes de divulgá-los tem recebido elogios por parte dos gestores estaduais do sistema de ensino. "Essa ação inaugura um novo tempo na relação de confiança entre as Secretarias Estaduais e o Ministério da Educação na co-responsabilidade pela melhoria da qualidade do ensino básico", afirmou ontem, 17, o secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, Mozart Neves Ramos.

Os números do Saeb 2003 foram apresentados durante Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na última quarta-feira,16, em Brasília. Na visão do secretário do Mato Grosso do Sul, Hélio de Lima, a iniciativa do Inep demonstrou respeito com os dirigentes estaduais de educação. "Antes, ficávamos sabendo dos resultados do Saeb pela imprensa", argumenta. Para ele, a atitude de apresentar os dados da avaliação para os secretários fortalece a relação dos Estados com o governo federal no campo da educação e dá mais credibilidade às ações do MEC. "Foi uma iniciativa louvável."

O presidente do Inep Eliezer Pacheco destacou a importância dos secretários conhecerem os resultados do Saeb. "Os Estados e municípios, em parceria com o governo federal e a sociedade, são os principais gestores da educação básica no País, por isso eles devem conhecer profundamente o que mostram os números da avaliação para poderem intervir." Pacheco pretende ampliar as ações em conjuntos com as secretarias, como a aplicação do Saeb em todas as escolas de ensino fundamental.

De acordo com Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, o trabalho de aproximação com as Secretarias Estaduais não é somente em relação à apresentação dos resultados do Saeb. "Professores de vários Estados brasileiros têm sido capacitados para a elaboração de itens de prova por meio de oficinas realizadas pelo Inep."
A secretária de Educação do Amazonas, Rosane Marques Crespo Costa, elogiou a capacitação feita no Estado pelo Inep e disse que "quer o apoio do Instituto para desenvolver o sistema de avaliação em seu Estado". Já a secretária do Ceará, Sofia Lerche Vieira, disse que vai continuar discutindo, a partir dos dados do Saeb, os problemas do sistema de ensino.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/ /9563/ /8037