Saeb 28 de Junho de 2004

Mato Grosso do Sul divulga resultados de avaliação universal da educação básica

 

Os resultados de desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Mato Grosso do Sul (Seams) serão divulgados amanhã, 29. Todas as escolas das redes municipais, privada e estadual do Estado participaram da avaliação, realizada a partir de um convênio da Secretaria de Educação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A entrevista coletiva para a divulgação dos dados acontece às 9h, na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, Área Central, Campo Grande (MS).

Participaram do Seams 120 mil alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Também foram aplicados questionários a alunos, professores e diretores. A secretaria estadual de Educação e as secretarias municipais contarão com resultados por unidade escolar, o que permite verificar as principais deficiências e, também, os exemplos de boas práticas que podem servir de modelo para o sistema de ensino.

Essa foi a primeira avaliação universal das escolas do Estado e faz parte do projeto de implantação da Rede Nacional de Avaliação da Educação Básica. Além dessa, em 2003, foi realizada também a avaliação universal do sistema de ensino do Acre, com previsão de divulgação para julho.

Os resultados do Seams são comparáveis com os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, o desempenho dos estudantes foi estimado na mesma escala do Saeb, e as provas aplicadas utilizaram questões do Banco Nacional de Itens do Inep. "A partir dessa experiência piloto de formação da Rede, teremos instrumentos mais efetivos para estabelecer metas pedagógicas de melhoria do ensino", afirma.

A partir da divulgação dos resultados da avaliação, serão realizadas, durante três dias, oficinas que reunirão gestores, coordenadores pedagógicos e professores de todas as regiões do Estado para a discussão das informações levantadas. Durante o encontro, equipe técnica do Inep vai apresentar aos participantes os resultados do Saeb 2003.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/9563/8037