Saeb 01 de Julho de 2004

Saeb será debatido em programa da Ação Educativa

 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), será tema de debate, amanhã, 2, no programa "No Centro da Roda", promovido pelo Observatório da Educação da organização não-governamental Ação Educativa. Serão discutidos, por exemplo, os objetivos da avaliação, em que medida ela tem conseguido pautar políticas, que impactos podem ser sentidos a partir das diversas avaliações já feitas e que decisões foram tomadas, a partir das avaliações anteriores. Serão debatidas também as alterações propostas para o Saeb, particularmente a idéia de universalização.

Participarão do programa o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, Carlos Henrique Araújo, a pesquisadora da PUC/SP e da Fundação Carlos Chagas, Clarilza Prado de Souza, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Adeum Sauer, e o jornalista da Folha de São Paulo, Antônio Góis. O moderador do debate será Sérgio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa. O evento será no auditório da Ação Educativa, em São Paulo, às 19h30.

Os resultados do Saeb 2003, divulgados no mês passado pelo Inep, apontaram uma pequena melhora no desempenho em leitura dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental, após três períodos consecutivos de queda. Nas demais séries avaliadas, 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, e na disciplina de matemática, a média de desempenho dos alunos manteve-se estável.

A Ação Educativa é uma ONG que desenvolve e apóia projetos voltados à educação e à juventude. A entidade existe há dez anos e possui programas voltados a melhorar a qualidade da formação de jovens e adultos e promover projetos de inovação pedagógica. Também trabalha com pesquisas, avaliações, informação e cultura.
Para mais informações: www.acaoeducativa.org.br/index.php

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/9563/8037