12 de Julho de 2004

Brasil e França iniciam encontro sobre educação

Apesar de significativas diferenças, a França, como o Brasil, passa por problemas ligados ao aprendizado dos estudantes. Atualmente, 15% dos alunos que terminam o nível elementar apresentam dificuldades em francês e matemática e não têm conhecimento suficiente para seguir no nível seguinte. Essa situação tem provocado vários debates naquele país e o Congresso deve propor reformulações no sistema de ensino.

O relato da chefe do Serviço de Avaliação de Alunos da Direção de Avaliação e da Prospectiva do Ministério de Educação da França, Jacqueline Levasseur, foi feito hoje, 12, durante o primeiro dia do encontro promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INRP) da França. O objetivo das discussões, que acontecem até a próxima quarta-feira, 14, na Academia de Tênis, em Brasília, é implementar uma cooperação técnica em avaliação e informações estatísticas de educação básica.

Durante a reunião de hoje, representantes dos países apresentaram as estruturas de funcionamento dos sistemas educacionais brasileiro e francês, dos ministérios da Educação do Brasil e da França, do Inep e do INRP. Também foram mostradas as políticas de avaliação e levantamento de dados da educação básica das duas nações. Participaram do encontro o chefe de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira da Silva, o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, a assessora internacional do MEC, embaixadora Vitória Cleaver, o diretor-geral do INRP, Emmanuel Fraisse, além de dirigentes e técnicos do Inep e do MEC.

Amanhã serão debatidas as metodologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Baccalauréat, uma certificação ao final da educação básica. Também serão apresentados os indicadores sobre disparidades regionais e sociais na educação e como o Brasil e a França lidam com elas. A cooperação visa fortalecer os sistemas de informação e avaliação educacional dos dois países e promover atividades conjuntas para a formação e capacitação de recursos humanos nessa área.

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