Ações internacionais 25 de Setembro de 2018

Inep realiza nova missão em São Tomé e Príncipe para impulsionar avaliação da educação superior local

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza nova missão em São Tomé e Príncipe, África, entre 24 e 28 de setembro. O objetivo é subsidiar o país africano na formulação do sistema de avaliação da qualidade do ensino santomense e produzir informações claras e confiáveis para gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

A missão faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento, assinado pelo governo de São Tomé e Príncipe e o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).  O intuito é reforçar as capacidades institucionais e técnicas da Direção de Ensino Superior e Ciência (DGESC) de São Tomé e Príncipe, que em função do acordo pode contar com a expertise do Inep nesta temática.

Para cumprir o Acordo de Cooperação Técnica, foi elaborado, em atividade conjunta entre os servidores do Inep, representante da ABC e servidores do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, um plano de ação para que os objetivos sejam alcançados. A missão prevê ainda a elaboração de normativas de criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe; a criação do Conselho para acompanhamento de assuntos pertinentes ao Sistema; a constituição do Banco de Avaliadores Externos e a produção de indicadores, normativas, instrumentos e medidas para avaliação do ensino superior do país africano.