Encceja 05 de Agosto de 2018

Começa o segundo turno de provas do Encceja 2018

As últimas provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 começaram a ser aplicadas às 15h30 deste domingo, 5 de agosto. Os participantes agora terão cinco horas para responder a 60 questões objetivas e fazer uma redação. As provas do turno vespertino são de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. A aplicação termina às 20h30 (Horário de Brasília).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a prova em 592 municípios de todas as Unidades da Federação por meio consórcio aplicador composto pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A aplicação no turno matutino, entre 9h e 13h, foi tranquila em todo o Brasi.

Ao todo, 356.326 participantes se inscreveram com o objetivo de conquistar o certificado do Ensino Fundamental. A maioria, 1.339.281 participantes, está em busca do certificado do Ensino Médio. O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para tentar a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos até a data de aplicação do Exame e para o Ensino Médio, 18 anos.

Justificativa de ausência – O participante que não compareceu para a prova de todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveu e desejar fazer o Encceja 2019 deverá justificar sua ausência na inscrição do próximo ano. Para isso deverá anexar atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência na aplicação deste domingo. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais ou responsáveis. Caso o participante não justifique a ausência, deverá ressarcir ao Inep o custo do Exame, que será divulgado em 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O Encceja é um Exame gratuito, integralmente custeado pelo Governo Federal. A medida, inédita, visa conter o desperdício do dinheiro público.