Ações internacionais 10 de Maio de 2018

Inep apresenta estudo no Congresso Latino-Americano de Medição e Avaliação Educacional no Uruguai

O estudo “Práticas de leitura e a proficiência em língua portuguesa: uma análise a partir do nível socioeconômico dos estudantes” será apresentado por pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no III Congresso Latino-Americano de Medição e Avaliação Educacional. Realizado de 10 a 12 de maio, o encontro reúne em Montevidéu, capital do Uruguai, especialistas e instituições da América Latina dedicadas à produção de estatísticas e avaliações educacionais. O objetivo é apresentar e intercambiar conhecimentos, tecnologias e experiências sobre a teoria e a prática da medição e da avaliação na área de educação, e promover a reflexão sobre novos domínios e metodologias empregadas na avaliação, pelos vários países da região.

O trabalho, assinado por Robson dos Santos, Adolfo Samuel de Oliveira e Gabriela Thamara de Freitas Barros, pesquisadores da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, utilizou os dados da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) referentes aos concluintes do ensino médio de 2015. O estudo analisou se o desempenho de estudantes brasileiros em Língua Portuguesa varia em função dos seus hábitos de leitura, bem como da escolaridade e dos hábitos de leitura de seus pais, observando o nível socioeconômico dos alunos. A Aneb faz parte do Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb).

O encontro também é uma oportunidade para a troca de experiências visando o aperfeiçoamento da pesquisa educacional, sobretudo a que utiliza os dados das avaliações em larga escala, pois possibilita saber o que os institutos que cumprem um papel semelhante ao do Inep, em seus respectivos países, estão realizando em termos de avaliações, pesquisas e produção de informações para subsidiar políticas públicas e programa educacionais. Esse intercâmbio permite ainda conhecer quais são as ferramentas teóricas, metodológicas e tecnológicas mais avançadas utilizadas na realização desses trabalhos. Além disso, possibilita o estabelecimento de contatos e parcerias com outros institutos e agentes do setor educacional.

O III Congresso Latino-Americano de Medição e Avaliação Educacional é realizado pelo Ministério da Educação e a Administração Nacional de Educação Pública (Anep) do Uruguai, e tem entre seus principais participantes o Instituto Nacional de Evaluación Educativa (Ineed), do Uruguai; o Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (Inee), do México; o Instituto Nacional de Evaluación Educativa (Ineval), do Equador; a Agencia de Calidad de la Educación, do Chile; o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).