Encceja 10 de Abril de 2018

Resultados do Encceja Exterior já estão disponíveis para consulta

Os resultados dos estudantes brasileiros que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos fora do país (Encceja Exterior) 2017 já estão disponíveis na Página do Encceja Exterior. O Exame é direcionado às pessoas residentes no exterior e privadas de liberdade (PPL) que buscam obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Quem realizou o exame no exterior deve acessar a página do participante, informando seu número de seu CPF e senha para visualização dos resultados. Já o resultado do Encceja PPL deve ser consultado pelos coordenadores pedagógicos de cada Unidade Prisional e socioeducativa e informado aos participantes privados de liberdade. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) encaminhará os certificados e as declarações parciais de proficiência às embaixadas a aos Consulados-Gerais em cada país.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e o Colégio Pedro II do Rio de Janeiro são os responsáveis pela emissão dos documentos necessários para a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, dos aprovados de acordo com a pontuação mínima indicada pelo Inep. Quem deseja obter a certificação do Ensino Fundamental ou Médio pode utilizar os resultados obtidos em edições anteriores do Encceja Exterior, nos anos 2013, 2014, 2015 e 2016.

Em 2017, a edição do Encceja Exterior contou com 1.409 inscritos divididos nos países: Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); Espanha (Madri); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Amsterdã) e Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota).

O Encceja PPL teve provas aplicadas em dez penitenciárias e centros de imigração de Tóquio para 25 pessoas inscritas. O Exame foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação.

Clique aqui para acessar os resultados