Ações internacionais 05 de Março de 2018

Docentes da área de engenharia participam de capacitação do Sistema ARCU-SUL no Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove, de 5 a 7 de março, o Seminário Internacional de Capacitação de Avaliadores para Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL). Ao todo, 102 avaliadores do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e 30 estrangeiros, atuantes na área de engenharia, participam do encontro na sede do Instituto, em Brasília (DF). Há representantes do Brasil e da Colômbia, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Os participantes brasileiros foram escolhidos por meio de uma seleção. Após a capacitação, esses profissionais estarão aptos a realizar avaliações in loco para o ARCU-SUL. O objetivo do seminário é formar novos avaliadores de acordo com os critérios de qualidade e procedimentos do sistema, além de promover a integração com outros países do bloco, cooperando com a melhoria da qualidade da Educação Superior na nossa região.

O seminário é uma realização da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), responsável pelas avaliações internacionais da Educação Superior em articulação com organismos internacionais desde 2011.

ARCU-SUL – Coordenado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana) e resultado de um acordo entre os Ministérios da Educação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o ARCU-SUL realiza avaliações e acreditações de cursos universitários. As avaliações ocorrem por meio de um grupo de avaliadores, denominados “pares evaluadores”, que seguem os critérios de qualidade ARCU-SUL. Para integrar o Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe) é preciso passar por capacitações presenciais, em seminários regionais, e de formação continuada a distância. Quando passam a fazer parte do Bipe, os avaliadores podem ser convocados para avaliações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai ou Uruguai.