Encceja 06 de Fevereiro de 2018

Divulgação dos resultados do Encceja 2017 de dez estados será normalizada até o final desta terça-feira, 6

A divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 de dez estados será normalizada até o final desta terça-feira, 6 de fevereiro. São eles: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou inconsistências no sistema que inviabilizaram a divulgação das notas das provas objetivas dos participantes desses estados. Para esse grupo de participantes, apenas a nota da redação foi disponibilizada. O problema afetou 156.505 pessoas.

A divulgação dos resultados do Encceja 2017 estava prevista para março de 2018. O Inep envolveu seus parceiros de aplicação e correção para antecipar as notas referentes às certificações do Ensino Médio. Às 18h do dia 5 de fevereiro, o Inep liberou a nota de 492.613 participantes que compareceram às provas, aplicadas em 19 de novembro de 2017. Desde que identificou o problema na visualização das notas objetivas de alguns estados o Inep está providenciando a liberação desses resultados na maior brevidade possível.

As notas podem ser acessadas por meio da Página do Participante, mediante informação do CPF e a senha cadastrada.

Encceja – Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o Encceja voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante