Sinaes 22 de Dezembro de 2017

Inep busca integrantes para o BASis com experiência em análise de infraestrutura de TI para EAD

Docentes da Educação Superior podem manifestar interesse em integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) até 29 de dezembro. Para se inscrever é preciso fazer cadastro no Sistema e-MEC e responder o formulário de interesse. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) busca docentes com formação em Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, ou em áreas correlatas e; com experiência em análise de infraestrutura de tecnologia da informação para EaD.

As informações dos cadastrados serão verificadas para garantir que a formação do candidato atenda às demandas de avaliação. Também serão conferidas as informações e comprovantes documentais anexados ao sistema e-MEC, e a experiência em análise de infraestrutura de tecnologia da informação para educação a distância (EAD). O levantamento visa à obtenção de insumos para o planejamento da capacitação, assim como a possível composição de novas turmas. A manifestação não assegura participação em capacitações.

BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) é um  cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para realizarem as avaliações in loco nas Instituições de Ensino Superior. Os docentes são selecionados de acordo com a demanda de avaliações do Instituto.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sistema avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

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