Celpe-Bras 16 de Outubro de 2017

Segunda edição do Celpe-Bras 2017 será aplicada de 17 a 19 de outubro

A segunda edição de 2017 do Exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será aplicada de terça a quinta-feira, 17 a 19 de outubro, em 27 postos no Brasil e 55 postos no exterior. Esta edição tem 4.711 inscritos. Desses, 1.513 realizarão as provas em postos no Brasil e 3.198, em postos no exterior. Todos os postos aplicadores são credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame é destinado a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, além daqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. A parte escrita será aplicada nesta terça-feira, 17, no período matutino. No mesmo dia, no período vespertino, começa a aplicação da parte oral, que segue sendo aplicada até quinta-feira, 19, de acordo com o número de inscritos de cada posto. A parte escrita tem quatro tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A parte oral é composta por atividades de interação face a face, com duração de 20 minutos.

O Celpe-Bras confere quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada parte é diferente, prevalece o menor resultado. O Celpe-Bras é a única Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros outorgada e reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro.