Avaliação Institucional 27 de Abril de 2006

Fortaleza abriga seminário para capacitação de avaliadores da educação superior brasileira

Fortaleza será, entre os dias 2 e 4 de maio, a capital da avaliação da educação superior brasileira. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), fará, nesse período, a capacitação de 300 novos avaliadores em um seminário a ser realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Além dos docentes que serão capacitados – todos com, no mínimo, mestrado e cinco anos de atuação – oriundos de instituições públicas e privadas de todas as regiões do país, também estarão presentes na ocasião autoridades e integrantes da equipe do Inep, das Secretarias de Educação Superior e de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, bem como membros da Comissão Técnica de Avaliação (CTA).

O evento tem como objetivo dar continuidade aos seminários de capacitação realizados pelo Inep em 2004 e 2005. Serão ministradas uma série de palestras visando à implementação dos instrumentos de avaliação institucional e de cursos de graduação, assim como a fim de promover maior compreensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do papel da avaliação externa no contexto da legislação do Brasil.

Após a conclusão do Seminário, os docentes capacitados passarão a integrar o Banco Único de Avaliadores do MEC com a finalidade de atuar na avaliação externa de Instituições de Educação Superior e na avaliação de cursos de graduação, compreendendo bacharelado, licenciatura e tecnológico, presenciais e a distância.

O Banco Único de Avaliadores do MEC foi oficialmente instituído em 29 de dezembro de 2004 e, com a capacitação desses 300 docentes, em Fortaleza, passará a contar com 2500 avaliadores. Os quais, este ano, terão a responsabilidade de avaliar mais de 2300 instituições de educação superior brasileiras.

Assessoria de Imprensa do Inep