Enade 11 de Novembro de 2019

Estudantes devem preencher o Questionário do Estudante para consultar os locais de prova

A menos de duas semanas para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, os estudantes inscritos devem ficar atentos às exigências do exame. O Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível para consulta desde o dia 8 de novembro, trazendo informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O acesso ao cartão se dá pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante.

Para visualizar o Cartão de Confirmação da Inscrição, é necessário que os participantes preencham o Questionário do Estudante, requisito para colação de grau, assim como a participação na prova. O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, por todos os estudantes concluintes habilitados a fazer o Enade 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior.

Os inscritos que estão com dificuldades para acessar o Sistema Enade e desejam recuperar a senha cadastrada devem seguir as seguintes orientações:

  • Acesse o Sistema Enade pelo endereço enade.inep.gov.br.
  • Clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Clique na opção “Recuperar Senha”.
  • Preencha as informações solicitadas (CPF e e-mail informados no cadastro).
  • Clique em “Confirmar”.
  • Acesse a caixa do e-mail informado e confira a senha temporária enviada pelo Inep.
  • Volte ao Sistema Enade e clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Informe o CPF e a senha temporária.
  • Cadastre uma nova senha, de 6 a 20 caracteres, com letras minúsculas e maiúsculas, com números de 0 a 9 e com símbolos, como ! @ # $ % & *.
  • Ao acessar o Sistema Enade pela primeira vez, após a troca de senha, o sistema solicitará que você se autentique novamente, com a nova senha.

Os coordenadores de curso também conseguem visualizar um relatório com os locais de prova dos estudantes, pelo Sistema Enade, mas não haverá divulgação pública dos locais de prova.

Enade – As provas do Enade 2019 serão aplicadas em 24 de novembro, em todo o Brasil. Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

O Enade é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.