Ações internacionais 20 de Novembro de 2019

Encontro permite troca de experiências sobre a metodologia de avaliação do ensino superior

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, se reuniu na tarde desta terça-feira, 19 de novembro, com o reitor do Instituto de Estudo Superior de Fafe, em Portugal, Dr. Enrique Vázques, e membros do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal. As autoridades debateram os modelos de avaliação do ensino superior dos dois países, numa troca de experiências visando o aprimoramento das metodologias desenvolvidas. O encontro foi realizado na sede da A3ES, em Lisboa, Portugal.

A agência portuguesa é a responsável por avaliar e acreditar as instituições de ensino superior e seus ciclos de estudos, de modo a garantir a qualidade do ensino superior em Portugal como modelo de inserção no sistema europeu. Aos professores Jacinto Jorge Carvalhal e João Duarte Silva, do conselho de administração da A3ES, Alexandre Lopes explanou a atuação do Inep nessa etapa de ensino, apresentando detalhes sobre a aplicação e execução do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

“Esse encontro marca o início de tratativas entre os dois países para que possamos compartilhar os modelos de avaliação da educação superior. A partir daqui, o propósito é estreitar essa relação e nos aproximarmos cada vez mais dos países parceiros na evolução do ensino brasileiro”, destacou Lopes na ocasião. “O Inep está sempre em busca de aprimorar sua atuação para garantir a qualidade do ensino no Brasil, e realizar essas agendas é um passo para seguirmos nesse caminho”.

Cooperação técnica - Mais cedo, Alexandre Lopes se reuniu com o representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, para tratar dos projetos de cooperação técnica firmados pelo Inep com organizações internacionais. O Inep tem ampliado sua atuação em Cooperação Técnica Internacional (CTI) devido ao significativo aumento do interesse de outras autoridades na área da educação e organizações internacionais em conhecer a experiência brasileira.

Por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Inep desenvolve atualmente o Projeto de Cooperação Técnica com São Tomé e Príncipe na área do Ensino Superior, “Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior em São Tomé e Príncipe”. Outros dois projetos na área de educação básica também já foram concluídos, e dois novos foram demandados pela República Dominicana: fortalecimento dos Sistemas de Avaliação, de Informação e Pesquisa Educacional e o Desenvolvimento do Sistema de Avaliação para estudantes ingressarem no Sistema de Educação Superior da República Dominicana.