Censo escolar 11 de Dezembro de 2017

Encontro Nacional do Censo Escolar será realizado na Paraíba

De terça a quinta-feira, 12 a 14 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá promover em João Pessoa (Paraíba), no Hotel Tambaú,  o Encontro Nacional do Censo Escolar 2017. O objetivo é avaliar, junto às entidades parceiras, a execução do processo censitário realizado, apresentar as alterações e levantar sugestões para o Censo Escolar de 2018.

Estarão presentes a presidente da Autarquia, Maria Inês Fini, autoridades locais, convidados do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); coordenadores e técnicos do Censo nos estados e nos municípios-capitais, responsáveis das regionais de ensino, técnicos responsáveis pelo Censo na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológicas (Setec/MEC), representantes de escolas e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Também farão parte do evento as equipes responsáveis pelo Censo Escolar da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) e da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE), do Inep.

O destaque no primeiro dia do evento é a palestra de Raph Gomes Alves, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), com o tema “Política Nacional de Alfabetização: programa mais alfabetização”. A professora Maria Inês Fini será a mediadora do debate.

Encontro Nacional do Censo Escolar – realizado anualmente, o evento terá palestras e grupos de discussão em torno dos temas pertinentes ao levantamento estatístico. Nesta edição, serão abordadas, dentre outras pautas: Educação Indígena segundo os dados do Censo Escolar; o financiamento baseado nos dados do Censo; os desafios para o cumprimento do princípio da Confidencialidade Estatística; programas e políticas federais que utilizam os dados do Censo, curiosidades nos dados do Censo Escolar e a Revisão dos Formulários do Educacenso.

Acesse aqui a programação do evento.