Encceja 17 de Março de 2011

Encceja será aplicado nesse domingo em todo o Brasil

Os 142.545 candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, Encceja, farão a prova neste domingo, 20 de março. O Encceja é uma oportunidade para adultos e jovens com mais de 15 anos concluírem os estudos. Se atingirem a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, receberão certificado do Ensino Fundamental emitido pela secretaria de educação do estado ou do município do candidato.

Ao total, serão quatro provas. No período matutino, os exames ocorrerão das 8h30 às 12h30 para os que optaram pelas matérias de História, Geografia (prova III) e Ciências Naturais (prova IV). Pela parte da tarde, os participantes poderão fazer o Encceja em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação (prova I) e Matemática (prova II), das 14h30 às 19h30. Os portões serão abertos às 7h e serão fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, os candidatos poderão entrar na escola das 13h às 14h25. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais uma proposta de tema para a redação.

No dia da realização da prova, é necessário que o interessado tenha em mãos um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta.
 
No total, 837 escolas em todo o país receberão os inscritos ao Encceja. A maioria dos inscritos fará todas as provas. São Paulo teve o maior número de interessados, 67.613, seguido do Rio Grande do Sul, com 23.349 candidatos. Essa é sexta edição do exame.

Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme especificado no edital, disponível na página do Encceja.

Encceja nos presídios – Os privados de liberdade também terão a oportunidade de terminarem seus estudos. O Encceja será aplicado nos presídios no dia 13 de maio. assim como os demais, os presos terão a chance de se certificarem em todas as áreas. As provas serão de manhã e à tarde, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30. As pessoas privadas de liberdade e os jovens sob medida socioeducativa, quando forem contemplados com a liberdade, poderão pleitear a certificação na Instituição Certificadora indicada no ato de sua inscrição (Secretarias de Educação ou Órgãos Regionais de Ensino).

Assessoria de comunicação do Inep/MEC