Encceja 11 de Junho de 2018

Encceja Nacional para pessoas privadas de liberdade será aplicado em 18 e 19 de setembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 de junho, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018.  As inscrições poderão ser realizadas das 10h (Horário de Brasília – DF ) de 16 de julho às 23h59 do dia 27 do mesmo mês. As provas direcionadas às pessoas privadas de liberdade que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada serão aplicadas nos dias 18 e 19 de setembro deste ano.

As unidades prisionais e socioeducativas interessadas em aplicar o Encceja PPL no Brasil deverão ser indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa do país e firmar Termo de Adesão com o Inep entre 9 e 20 de julho de 2018.  Cada unidade prisional ou socioeducativa indicada terá um responsável pedagógico que, além das inscrições dos participantes, ficará encarregado de acessar os resultados e pleitear a certificação do participante.

Para participar do Encceja é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; e pelo menos 18 anos, para quem busca a certificação do Ensino Médio. O Exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental serão  avaliados nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática. Para o ensino médio o Exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

Clique aqui para ler o edital