Encceja 19 de Novembro de 2017

Encceja Exterior tem aplicação neste domingo em Miami

Os brasileiros residentes em Miami (EUA), que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada e se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Exterior), fazem provas neste domingo, 19. O exame deveria ter sido aplicado em 10 de setembro, mesma data em que ocorreu em outras cidades dos Estados Unidos e em outros nove países. No entanto, devido a acontecimentos climáticos ocorridos naquela data no estado americano da Flórida, com a passagem do Furacão Irma, a prova precisou ser adiada para garantir a logística e a segurança dos participantes.

Ao todo, 61 pessoas que estavam inscritas para participar do Encceja em Miami hoje podem realizar as provas.

Encceja Exterior - O exame contou com 1.409 inscritos divididos nos países: Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Suíça (Genebra); Espanha (Madri); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Amsterdã) e Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota). É realizado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação.

Os participantes do Encceja Exterior poderão acessar os resultados mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do exame, utilizando o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Cabe ao Inep enviar os Certificados e as Declarações de Proficiência dos participantes ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), que os encaminhará às Embaixadas e aos Consulados-Gerais do Brasil de cada país que teve a aplicação. O recomendado é que os inscritos que obtiverem nota suficiente à certificação retirem seus Certificados nas Embaixadas ou Consulados-Gerais do Brasil nos países onde realizaram as provas.