Enade 27 de Novembro de 2017

Enade 2017 contou com a participação de 84% dos estudantes inscritos

As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 foram aplicadas para 451.517 participantes neste domingo, 26. Isso representa 84% dos 537.388 inscritos. A abstenção é menor que a de 2014, de 17,8%, quando o Exame foi aplicado para áreas semelhantes à da edição de 2017. Já a taxa de preenchimento do Questionário do Estudante foi uma das maiores das últimas edições: 87%. A participação na prova e o preenchimento do Questionário do Estudante são obrigatórios para obtenção de regularidade junto ao Exame, permitindo a colação de grau dos estudantes habilitados.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sem ocorrências.  Apenas 29 participantes foram eliminados por descumprimento das regras do edital. O Exame foi aplicado em 1.497 municípios brasileiros e avaliou 12.815 cursos, de 2.072 Instituições de Ensino Superior.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante e outros dados das bases oficiais serão insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores aferem a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Gabarito e resultados – O Inep publicará os gabaritos e os Cadernos de Questões em seu portal após 4 de dezembro. O Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2017, que permitirá à IES registrar no histórico escolar do estudante a situação dele junto ao Enade, será disponibilizado a partir de 20 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual será disponibilizado no Sistema Enade em data que será divulgada pelo Inep oportunamente. Os padrões de respostas das questões discursivas serão divulgados a partir de 8 de fevereiro de 2018.

Áreas avaliadas – O Enade 2017 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação; bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química; licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia; e Tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.

As áreas de 2017 são equivalentes às de 2014. A definição das áreas avaliadas no Enade são definidas pelo Ministério da Educação, anualmente, a partir de propostas da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal.

Clique aqui para ver a apresentação do balanço da aplicação