Censo da educação superior 17 de Outubro de 2017

Divulgados os Microdados e a Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior 2016

Já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os Microdados e a Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior 2016. Enquanto a Sinopse Estatística é a consolidação dos dados coletados pelo Censo da Educação Superior e apresentados por meio de 51 tabelas nos formatos .xlsx ou .ods; os microdados são estruturados em formato CSV (Comma-Separated Values) e seus dados estão delimitados por Pipe ( | ). Essa configuração dos microdados visa garantir que qualquer software estatístico, inclusive open source, consiga importar e carregar as bases de dados. Essa característica permite fazer o cruzamento de diferentes variáveis.

A Sinopse Estatística é composta por tabelas divididas em modalidades de ensino (graduação e sequencial – presencial e a distância) e redes de ensino, que trazem a distribuição de instituições, docentes, funcionários técnico-administrativo, matrículas, concluintes, vagas oferecidas, candidatos inscritos e ingressos. Todos esses dados são desagregados por cruzamento entre diversas variáveis, como sexo, cor/raça, faixa etária, localização (capital e interior), organização acadêmica, categoria administrativa, cursos entre outras.

A Sinopse é elaborada nos formatos adotados e recomendados pelos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) e traz os dados desagregados por unidade da federação. É possível, portanto, visualizar os dados do Brasil, e também por Regiões Geográficas, Unidades da Federação e Categoria Administrativa. Essa opção auxilia na formulação e no monitoramento e avaliação das políticas públicas, subsidiando estudos e pesquisas sobre a realidade da educação brasileira.

Já os Microdados, como ferramenta de transparência, são ainda um rico acervo e uma fonte segura e eficaz de obtenção de dados, acessíveis aos pesquisadores, estudantes, gestores e sociedade em geral. Como outras estatísticas e avaliações produzidas pelo Inep, eles fornecem os subsídios para a formulação e implementação de políticas voltadas para a melhoria contínua da educação no país.

Clique aqui para acessar a Sinopse Estatística da Educação Superior 2016

Clique aqui para acessar os Microdados do Censo da Educação Superior 2106