Censo Escolar 20 de Junho de 2017

Divulgação de indicadores inéditos de fluxo escolar e remuneração média de docentes da Educação Básica serão transmitidos ao vivo do Seminário dos Censos Educacionais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará dados inéditos durante o Seminário 10 Anos da Metodologia de Coleta de Dados Individualizados dos Censos Educacionais. Nesta terça-feira, 20, às 16h30, serão apresentados os Indicadores de Fluxo Escolar baseados no acompanhamento longitudinal de alunos do período 2007-2015, que revelam, pela primeira vez, as taxas de evasão escolar e migração para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também será a primeira vez que o Inep divulgará os dados de promoção e repetência por município.

Na quarta-feira, 21, às 10h, serão apresentados dados, também inéditos, sobre a remuneração média dos docentes em exercício na educação básica. As duas divulgações terão transmissão ao vivo no portal do Ministério da Educação. Os dados são novos atributos do Censo Escolar e representam um grande avanço no monitoramento da educação e na condução das políticas públicas. Eles só são possíveis pela metodologia de coleta de dados individualizados, que permite um acompanhamento de toda trajetória escolar do estudante.

Seminário - A mesa de abertura do seminário, com o tema “A efetivação do pacto federativo brasileiro na realização dos Censos Educacionais”, reuniu o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio; o secretário estadual de Educação do Sergipe, Jorge Carvalho do Nascimento, representando o Consed; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; e a representante da Undime, Manuelina Martins, da Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica (MS).

Maria Inês Fini destacou a importância de celebrar o método que permitiu um avanço na produção de indicadores da educação. “Esse seminário comemora dez anos de uma metodologia absolutamente inédita e muito propícia para gestores da educação e pesquisadores. Os dados inéditos que iremos conhecer mudam a forma como discutimos  inúmeras políticas,  com base em uma reflexão teórica. Agora teremos a visão de dados específicos para amparar nossas decisões. Deixamos para trás o ‘eu acho’, ‘eu acredito’, para dizer ‘eu explico baseado em dados reais’”, comemorou a presidente do Inep.

O “Seminário 10 Anos da Metodologia de Coleta de Dados Individualizados dos Censos Educacionais” faz parte das comemorações dos 80 anos de fundação do Inep e é realizado das 8h30 às 18h, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF).  A programação envolve debates sobre os ganhos informacionais com a mudança da metodologia de coleta de dados, a potencialidade de uso das bases de dados estatísticas e os desafios futuros.

O seminário reúne parceiros do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior, Secretarias Estaduais de Ensino e Pesquisadores Institucionais, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil, instituições governamentais, associações científicas, além de técnicos e pesquisadores interessados na produção, disseminação e utilização das informações produzidas pelos Censos Educacionais. O seminário é fechado àqueles que fizeram inscrição prévia pelo portal do Inep. Todas as 220 vagas disponibilizadas foram preenchidas.