Inep 13 de Dezembro de 2019

Dia do Cego em 2019 é comemorado com ampliação de recursos de acessibilidade

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Cego. A data relembra a importância do posicionamento da sociedade em relação às pessoas com deficiência visual. Atento a essas demandas, a cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) amplia a disponibilização de recursos de acessibilidade para participantes com baixa visão e cegueira.

Em 2019, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passou a contar com provas ampliadas (fonte 18) e superampliadas (fonte 24), além de aplicadores extras que auxiliaram no atendimento especializado. O Saeb é a maior avaliação realizada pelo instituto, que envolve mais de 7 milhões de estudantes de 73 mil escolas no país.

O Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. O Inep acredita na construção de uma sociedade inclusiva e, por isso, busca aprimorar os recursos de acessibilidade nas aplicações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O objetivo é garantir acesso e equidade para o maior número de participantes.

A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep agrega aprimoramentos aos processos de aplicação. O participante que solicitar atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular, cuja documentação comprove a condição que motiva a solicitação e seja aprovada pelo Inep, poderá utilizar material próprio, como máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio e ser acompanhado por cão-guia.

O Inep oferece, ainda, uma série de outros recursos para os participantes cegos, com baixa visão e visão monocular. Confira abaixo:

  • Baixa visão: tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, prova ampliada ou superampliada, sala de fácil acesso.
  • Cegueira: tempo adicional, prova em braile, auxílio para leitura, sala de fácil acesso.
  • Surdocegueira: tempo adicional, guia-intérprete, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada.
  • Visão monocular: tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada, sala de fácil acesso.

Para 2020, já está prevista a inclusão de mais um recurso de acessibilidade, que é o leitor de tela para participantes cegos. Com o advento do Enem Digital, o Inep busca aprimorar a aplicação com tecnologias assistidas, especialmente para atender os participantes que possuem necessidade de atendimentos especializados.

Veja outras informações sobre acessibilidade nos press kits dos exames