Inep 18 de Agosto de 2017

Desafios do Monitoramento do PNE são tema de sessão especial do Inep na Reunião da Abave

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi responsável pela sessão especial da IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Na tarde desta quinta-feira, 17, a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) conduziu as apresentações sobre o "Monitoramento do PNE: desafios teóricos e metodológicos na construção de indicadores'. A área é a responsável por aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Para isso, o Inep publica, a cada dois anos, um relatório do monitoramento dessas metas.

Na efetivação dessa atribuição institucional, o Inep se depara com uma serie de desafios, especialmente, no que se refere aa construção dos indicadores para execução dessa tarefa. Isso demanda um conjunto de decisões, não só de ordem teórica e metodológica, como também de natureza educacional e politica. Essa sessão especial teve como objetivo problematizar questões e obstáculos diagnosticados pelos pesquisadores do Inep durante o monitoramento, a fim de discutir soluções para supera-los.

A IX Reunião da Abave é realizada de 16 a 18 de agosto em Salvador (BA). O Inep participa com 18 trabalhos, entre mesas redondas, apresentação de pôsteres, comunicações orais, sessões especiais e painéis internacionais.