Saeb 25 de Setembro de 2017

Coordenadores estaduais do Saeb 2017 Inep passam por capacitação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com os preparativos para aplicação da maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de sua história. Os coordenadores estaduais do Saeb 2017 começam a ser capacitados nesta segunda e terça-feira, 25 e 26, no Rio de Janeiro, pelo consórcio contratado. Em 2017, o Saeb ampliou o seu público, com a inclusão dos alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de forma censitária, e das escolas particulares por adesão. Assim, os instrumentos de diagnóstico passam a ser aplicados para um universo de 7,5 milhões de estudantes, de 115 mil escolas, entre 23 de outubro e 3 de novembro.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, participou da abertura da capacitação por meio de videoconferência, em Brasília (DF). “O Saeb ganha uma condição especial em 2017. Abrimos a possibilidade de a avaliação ser feita de forma mais abrangente, com aplicação universal aos alunos da 3ª série da rede pública e participação voluntária das escolas privadas. Em uma ação apoiada pelas equipes técnicas do Inep, conseguimos passar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o Saeb, a perspectiva de um Boletim da Escola. O Saeb tem instrumentos mais adequados para a avaliação da qualidade da educação ofertada nos sistemas de educação e nas escolas brasileiras”, destacou Maria Inês Fini.

Cartilha da Escola – Durante a abertura da capacitação o Inep lançou a Cartilha da Escola, com instruções para aplicação dos instrumentos. O documento visa informar aos diretores sobre as características da aplicação. Por meio de um passo-a-passo, a ideia é orientá-los sobre todas as etapas previstas: agendamento, chegada do aplicador na escola, aplicação dos instrumentos da avaliação e a pós-aplicação.

Além da capacitação presencial, os coordenadores estaduais do Saeb também precisam fazer uma capacitação a distância. O módulo ficará disponível de 25 de setembro a 8 de outubro. Subcoordenadores, coordenadores de polo e apoio logístico devem fazer o mesmo treinamento. De 2 a 22 de outubro ficará disponível o módulo de capacitação dos aplicadores do Saeb.

Saeb – Composto por três avaliações externas aplicadas em larga escala, o principal objetivo do Saeb é diagnosticar a educação básica do Brasil. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos. Ao unir o desempenho dos alunos no Saeb aos dados de fluxo escolar do Censo Escolar, o Ideb fornece indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.

A partir de 2017, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem critérios determinados terão seu Ideb calculado. A ampliação do público avaliado pelo Saeb, associada ao encerramento da divulgação do Enem por Escola, permitirão uma avaliação mais ajustada das instituições de ensino brasileiras. Com base nesse índice educacional e nas evidências trazidas por ele, as escolas e os sistemas poderão formular ou reformular suas políticas educacionais em uma busca constante pela melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.