Publicações 11 de Outubro de 2019

Comunidade acadêmica comemora 75 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Uma das principais publicações produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) completa 75 anos em 2019. A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), veículo de circulação de ideias e projetos na área educacional, teve sua primeira edição divulgada em 11 de julho de 1944, no Rio de Janeiro, na Imprensa Nacional. Em comemoração à data, serão lançados, na próxima terça-feira, 15 de outubro, o selo e o carimbo que remetem à publicação.

Na oportunidade, serão agraciados os autores que contribuíram com mais artigos na RBEP nos últimos 30 anos. Entre os destaques, está o atual diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, servidor da casa com mais artigos publicados na revista, totalizando cinco. “Precisamos explorar os dados que a gente produz, porque o Inep, antes de tudo, é um produtor de informações”, ressaltou o diretor. “Na medida em que produzimos e tratamos essa informação, nós geramos conhecimento sobre a realidade educacional e, a partir daí, a gente tenta subsidiar e até influenciar as políticas educacionais.”

Serão homenageados também o professor Cândido Alberto Gomes, que produziu três resenhas e 16 artigos para a revista, além de editores, designers, diagramadores, revisores, membros da editoria científica e pareceristas. “Comemorar os 75 anos da RBEP é comemorar a própria história da educação brasileira”, celebra a coordenadora de Editoração do Inep, Carla Nascimento. “A publicação funda e é referência para o pensamento pedagógico brasileiro, e a sua permanência no cenário educacional é de grande responsabilidade do Inep para a formação dos professores.”

A RBEP é a mais antiga revista em educação ainda em circulação, sempre pautada por diretrizes éticas, como originalidade, detecção de plágio e análise de má conduta científica. A publicação passou por modificações em sua estrutura, acompanhando a trajetória do Inep no redesenho das políticas educacionais no Brasil. Ao longo dos 75 anos, foram mais de 250 edições com três mil artigos publicados.

A primeira edição era composta de seis seções: Editorial, Ideias e Debates, Documentação, Vida Educacional, Orientação Pedagógica e Atos Oficiais. Atualmente, são três publicações por ano e suas páginas contam com três seções: Estudos, Relatos de Experiência e Resenhas.

Celebração – Ainda como parte das comemorações pelos 75 anos da RBEP, na sexta-feira, 18 de outubro, das 14h às 18h, será realizada a conferência “Os três cardeais da educação e a defesa da educação pública”, com a professora Diana Gonçalves Vidal, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), no auditório do Inep.

Qualificação – A revista tem agora nota máxima no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a avaliação do triênio 2013-2015, a RBEP passou a ter qualificação A1 na área de Ensino e A2 em Educação. A revista científica figurava como publicação B1 desde 2010.

De acordo com Tânia Maria Castro, uma das editoras executivas da RBEP, a elevação do padrão de qualidade da revista é resultado de uma série de ações da Diretoria de Estudos Educacionais do Inep. “Nos últimos anos, investimos em capacitação da equipe, migração do sistema Open Journal System, maior captação de artigos, maior participação em eventos na área de educação e nos empenhamos para fazer parte da coleção SciELO e atender aos seus critérios, que estão em constante renovação, entre outras ações que incentivaram esse crescimento”, destacou.

Homenageados

Autores:

  • Carlos Moreno
  • Cândido Alberto Gomes

Editores:

  • Jader de Medeiros Britto
  • Jair Santana Moraes
  • Rosa dos Anjos Oliveira
  • Tânia Maria de Castro

Designers

  • Fernando Secchin
  • Marcos Alfredo Hartwich
  • Raphael Caron Freitas 

Diagramadores

  • Érika Janaína de Oliveira Saraiva
  • José Miguel dos Santos

Revisores

  • Aline Ferreira de Souza
  • Antônio Bezerra Filho
  • Josiane Cristina da Costa Silva

Acesse a publicação número 255 da Rbep

Conheça as publicações do Inep