Ações internacionais 20 de Outubro de 2015

Começa hoje segunda fase de provas do exame de proficiência

Começa nesta terça-feira, 20, e vai até a próxima quinta-feira, 22 de outubro, a segunda fase do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas serão realizadas em 88 postos aplicadores, sendo 25 no Brasil e 63 no exterior.

Esta edição conta com mais de 5,1 mil inscritos confirmados, estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e em países cuja língua materna não é o português. Geralmente, os participantes do Celpe-Bras buscam a certificação para estudar ou trabalhar no Brasil. Para participar do exame, basta comprovar idade mínima de 16 anos completos na data da prova e a escolaridade exigida deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

No Brasil, o posto aplicador que recebeu o maior número de inscritos foi a Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (SP), com 335 candidatos. No exterior, o Instituto Cultural Brasil-Colômbia, em Bogotá, contabilizou 640 pessoas inscritas.

As provas são divididas em oral e escrita. A aplicação da parte escrita ocorre no dia 20, com início às 9h, horário oficial de Brasília. Já a parte oral será aplicada individualmente, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O participante deve comparecer ao local de prova com antecedência de 30 minutos. É obrigatória a apresentação do documento original de identificação atual (passaporte, carteira de identidade para estrangeiro ou documento oficial de identidade do país onde reside), cuja cópia foi apresentada ao posto aplicador no ato da inscrição.

Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

Celpe-Bras – é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente por empresas e instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Para obtenção do certificado é necessário participar da realização das duas etapas do exame.

O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na data provável de 14 de dezembro.

Ruane Santos
Assessoria de Comunicação Social