Encceja 19 de Novembro de 2017

Começa a aplicação do Encceja 2017

O início da aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi autorizado às 9h (sempre no horário oficial de Brasília) deste domingo, 19. Pela manhã, as provas seguem até 13horas, sendo aplicadas, para o Ensino Fundamental, questões de Ciências, História e Geografia; e, para o Ensino Médio, de Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. De tarde a aplicação recomeça às 15h30 e termina às 20h30, com provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Matemática e Redação, para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, as provas no período vespertino serão de Linguagem, Redação e Matemática.

O gabarito oficial do Encceja 2017 será divulgado até 1º de dezembro no Portal na Internet do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado individual será disponibilizado na Página do Participante em data a ser confirmada oportunamente.

CERTIFICAÇÃO

Os resultados do Encceja Nacional 2017 podem ser utilizados para fins de certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou para emissão da declaração parcial de proficiência, a critério das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. É responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e para emissão da declaração parcial de proficiência.