Censo da educação superior 14 de Fevereiro de 2017

Censo da Educação Superior treina pesquisadores institucionais

Pesquisadores Institucionais (PIs) do Censo da Educação Superior (Censup) passaram por treinamento nos dias  7, 8, 9 e 13 de fevereiro, em Brasília. Ao todo, foram 349 inscritos, divididos em quatro turmas. O objetivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi instruí-los sobre o preenchimento de cada módulo do levantamento estatístico que abrange a coleta de informações das Instituições de Ensino Superior (IES), dos docentes, dos cursos e dos alunos. Durante os encontros também foi possível esclarecer dúvidas dos PIs e dos Técnicos de Informática em relação a esse preenchimento e ao processo de migração de dados.

O Pesquisador Institucional, indicado pelo representante legal da Instituição de Ensino Superior, é o responsável por preencher os questionários eletrônicos do Censup, bem como verificar e corrigir possíveis inconsistências no sistema. Além do treinamento, foram disponibilizados, no portal do Inep, vídeos para auxiliar os PIs no preenchimento do questionário online, com explicações detalhadas de todos os módulos do Censo da Educação Superior.

Censup – O Censo da Educação Superior é um levantamento anual e obrigatório para todas as instituições de educação superior, públicas e privadas. As informações coletadas subsidiam a expedição de atos regulatórios e a participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente - Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

  • Clique aqui para acessar o Sistema Censup 2016
  • Clique aqui para acessar manuais, glossários, questionários, leiautes de migração e tutorial em vídeo