Encceja 04 de Outubro de 2013

Candidatos que fizeram prova no exterior têm acesso a resultados

Já está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para quem fez a prova no exterior. Também pode ser consultado o resultado para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas educativas que realizaram a prova.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extraescolar.

No Brasil e no exterior, o exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental para quem tem no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas. Já a certificação do ensino médio é realizada com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Brasil, com a instituição do novo Enem, a partir de 2009, o Encceja passou a ser realizado visando a certificação apenas do ensino fundamental, pois a certificação do ensino médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.

O resultado para os demais participantes foi divulgado em 30 de setembro e também está disponível no site do Inep.

 Acesse os resultados.

Assessoria de Comunicação Social do Inep