Provinha Brasil 02 de Setembro de 2015

Cadastro para Escolas participarem das duas edições de 2016 já está aberto

A partir do próximo ano, somente as redes públicas de educação que se cadastrarem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberão o conjunto de materiais impressos (cadernos de provas e instruções) das duas edições anuais da Provinha Brasil. De acordo com a Portaria nº 387, publicada nesta quarta feira, 2, no Diário Oficial da União, para fornecer a quantidade do material para escolas, turmas e estudantes, a referência será o Censo Escolar da Educação Básica do ano imediatamente anterior. Serão consideradas as instituições de ensino que ofereçam 2º ano do ensino fundamental em turmas regulares.

Para iniciar o cadastramento, os gestores da redes públicas de educação deverão assinar um Termo de Adesão, com validade de um ano, renovável por até quatro anos. O prazo de envio desse documento ao Inep, por meio do endereço eletrônico provinha.brasil@inep.gov.br, vai até 15 de novembro de 2015. Nos municípios, o termo pode ser assinado pelo secretário municipal de educação, prefeito ou representante legal de educação do município. Já na rede estadual de educação, os secretários estaduais de educação assinam o termo e na rede federal de educação, a responsabilidade é do diretor da unidade escolar ou responsável legal pela instituição de ensino.

Após o envio do Termo de Adesão, a rede de educação será contatada por e-mail pelo Inep. O conjunto de materiais da Provinha Brasil para a edição do primeiro semestre será entregue entre março e maio de 2016. Já para a edição do segundo semestre, os conteúdos serão entregues em outubro ou novembro.

Até 30 de janeiro de 2016, o Inep tornará pública a lista de redes de educação e escolas federais que aderiram ao recebimento do material impresso da Provinha Brasil nos termos desta Portaria.

 Portaria nº 387

 Termo de adesão