Ideb 10 de Agosto de 2011

Boletins com os resultados consolidados da Prova Brasil 2009 por escola estão disponíveis

Estão disponíveis os Boletins de Desempenho da Prova Brasil 2009. Os boletins trazem informações acerca de número de participantes, médias em língua portuguesa e matemática, distribuição dos alunos nas faixas de proficiência, evolução do Ideb e indicadores educacionais como taxa de aprovação, médias de hora-aula e docentes com curso superior, para cada uma das cerca de 60 mil escolas públicas de 4ª e 8ª séries avaliadas. Os boletins trazem os dados já consolidados da última edição da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos.

Os resultados preliminares da Prova Brasil 2009 foram divulgados na Portaria do Ministro da Educação nº 905, de 12 de julho de 2010, publicada na seção 1 da edição nº 133 do Diário Oficial da União do dia 14 de julho de 2010. A Portaria Inep nº 234/2010 estabeleceu critérios para interposição de recursos pelas escolas, secretarias municipais e estaduais de educação até a data limite de 15 de agosto de 2010.

A equipe técnica do Inep julgou os recursos interpostos e reprocessou as informações, quando pertinente. Os resultados consolidados são apresentados agora, após finalização de todas as análises de consistência das bases, assegurando assim a fidedignidade dos dados, o que é de suma importância tanto para o subsídio às políticas públicas educacionais quanto para a utilização em pesquisas e estudos técnicos. As informações do sistema de consulta, em http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/, e as planilhas para download disponíveis em http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download, desde o ano passado, foram atualizadas.

Assessoria de comunicação do Inep/MEC