Aviso de Pauta 25 de Setembro de 2017

AVISO DE PAUTA Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem 2017 marca início da expedição das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza nesta quarta-feira, 27, das 9h às 18h, o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O objetivo é discutir a operacionalização logística da distribuição das provas e da aplicação do Exame entre os principais envolvidos. O Inep anunciará, ainda, inovações em segurança que serão incluídas na edição e será concedida a autorização ministerial para o início da expedição das provas.

A ordem de serviço com autorização para a expedição das provas será assinada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Após a assinatura, sairá do local o primeiro carregamento de provas em direção aos pontos de armazenagem no interior do país.  O Encontro será dividido em duas partes. Durante a manhã ocorrerão as solenidades e a divulgação das novidades em segurança. Essa parte do Encontro está aberta à cobertura da imprensa. À tarde ocorrerá uma reunião de alinhamento, restrita aos envolvidos na logística do Enem.

Estarão presentes o Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; o representante do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Hiran Pantaleão de Mello Alves; o representante do Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, Franco Perazzoni; o vice-presidente da ECT, José Furian Filho; o vice-presidente de Operações da ECT, Miguel Martinho dos Santos Junior; o representante da gráfica RR Donnelley, Amilton Garrau; o líder do Consórcio Aplicador, Álvaro Henrique Monteiro de Freitas; e o Comandante do 4º BIL, Julio Cesar Toledo de Sousa.

PROGRAMAÇÃO ABERTA À IMPRENSA
9h – Credenciamento
9h30 – Acomodação no Auditório
9h40 – Execução do Hino Nacional
9h50 – Abertura do Evento e Fala das Autoridades
10h10 – Vídeo “A Logística do Enem”
10h25 Painel “Inovações em Segurança”
10h45 – Solenidade de assinatura da ordem de serviço para expedição das provas
11h15 – Atendimento à Imprensa

RESTRIÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO
- Não é permitido o uso de drone e helicóptero para produção de imagens do local;
- É obrigatório o credenciamento prévio das equipes de reportagens.

CREDENCIAMENTO
Jornalistas e equipes de reportagens devem se credenciar até amanhã, terça-feira, 26, às 13h, por meio do endereço eletrônico eventos.ascom@inep.gov.br. Devem ser enviados os seguintes dados:
- Nome completo;
- Carteira de Identidade;
- Nome do veículo de comunicação.

ENCONTRO NACIONAL PARA ALINHAMENTO OPERACIONAL DO ENEM 2017
Data: 27/09/17, quarta-feira;
Horário: Das 9h às 11h30;
Local: 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro/Regimento Raposo Tavares - Avenida dos Autonomistas, s/n, Quitaúna, Osasco/SP;

Atendimento à imprensa no local
Alexandre Retamal – (61) 98153-2802
Carolina Cotta – (31) 99292-9699