Indicadores de Qualidade da Educação Superior 17 de Outubro de 2019

Aberto o prazo para conferência de dados dos cálculos do CPC e IGC

Os insumos utilizados nos cálculos do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018, para instituições de educação superior, estão disponíveis para consulta e eventuais manifestações até o dia 26 de outubro. As instituições deverão conferir as informações e se manifestar a respeito dos insumos utilizados nos cálculos, exclusivamente pelo Sistema e-MEC. De acordo com a Portaria Inep Nº 586, que regula os indicadores, os pedidos de retificação por outras vias não serão considerados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelos indicadores. A base de dados do CPC e do IGC contempla informações sobre o corpo docente, apuradas pelo Censo da Educação Superior, e os conceitos e números de matrículas dos programas de pós-graduação stricto sensu, apurados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), junto com o CPC e o IGC, constituem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Após sua divulgação, os resultados passam a ser considerados estatísticas oficiais da educação superior.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior – O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O indicador é divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. Já o IDD mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera-se os desempenhos no Enade e no Enem.

O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e percepção dos estudantes sobre as condições do ensino ofertado pela instituição. O IGC é uma média ponderada envolvendo as notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso dos cursos de graduação e os Conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições de educação superior. A ponderação da média é feita a partir do número de matrículas nos referidos cursos.

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Saiba mais sobre os indicadores da educação superior

Confira a portaria Inep Nº 586, de 9 de julho de 2019