Ações internacionais 03 de Agosto de 2015

Abertas inscrições para exame de proficiência em português

A partir desta segunda-feira, 3, estão abertas as inscrições para a segunda edição do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) deste ano. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de agosto.

As provas serão realizadas entre os dias 20 a 22 de outubro, em 23 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 55 no exterior. As informações estão no edital nº 13, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31.

Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima tem de ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

A taxa de inscrição nos postos credenciados no Brasil será de no máximo R$ 150,00 reais. Nos postos do exterior e instituições privadas vinculadas ao Itamaraty, o valor é de US$ 50 dólares ou equivalente.

A realização do Celpe-Bras é dividida em duas partes: prova escrita, composta por quatro tarefas de produção textual, com duração de três horas, a ser realizada em 20 de outubro, e parte oral, de 20 minutos, que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

De acordo com a pontuação obtida, aqueles que obtiverem entre 2 e 2,75 pontos serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem tirar menos de 2 pontos não obterá a certificação.

O coordenador do posto aplicador, por meio do sistema eletrônico do Inep, terá até 28 de agosto para a realização da homologação das inscrições.

Reconhecimento – O exame é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Os resultados das provas serão divulgados no DOU e na página do Inep na internet, na data provável de 14 de dezembro de 2015.

 Acesse o sistema de inscrição.

Ruane Santos
Assessoria de Comunicação Social